quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entendendo a Moldagem! Por que esse stress? Moldagem com duplo fio!

No começo da minha vida profissional como protesista nada me dava mais dor de cabeça que realizar uma moldagem satisfatória! Aquele molde que o dentista olha e nem precisa perguntar se está boa! Eu olhava nos livros aquelas fotos maravilhosas de molde impecavéis e pensava será que algum dia eu farei uma dessas.
Bem, primeiro vou inserir um assunto chato e batido em prótese, cada etapa é super importante, o molde só será bem fiel se o preparo for bem acabado, gengiva saudável , etc. Mas vamos discutir alguns passos técnicos para um molde bem executado. Primeiro a sondagem do sulco e escolha do primeiro fio. A forma correta de inserir o fio é de forma delicado e deslizando o fio do dente para o sulco, não tentando o inserir com força que quase sempre provoca lesão do periodonto e o retorno do fio para fora do sulco. Esse primeiro fio promove um afastamento vertical, e é muito útil durante a etapa de confecção dos preparos protegendo os tecidos gengivais. Já o segundo fio tem a função de promover um deslocamento lateral da gengiva, ou seja, não deverá ser inserido totalmente no sulco, permanecendo apenas na entrada do mesmo!
A última etapa é a forma de inserir o material de moldagem. Deve haver um sicronização entre a ACD e o CD. O CD após a remoção do segundo fio deve injetar o material leve com seringa de moldagem apropriada na região do sulco que foi deslocado, o uso de afastadores extra orais é muito útil para promover o deslocamento de lábios e bochechas. Cuidado com movimentos bruscos na hora de inserir o material leve, pois isso pode provocar a inserção de bolhas de ar no molde! E quase que simultaneamente a ACD deverá fazer a manipulação do material pesado! Após a inserção do material pesado na moldeira, o CD deverá levar a moldeira na boca com a maior lentidão possível, e sempre de forma centralizada e equalizada e homogênea, para não promover distorção e afastamento do material leve da região do sulco gengival e término do preparo dentário, por isso calma não precisa ser apressado, tudo irá dar certo!
O resultado quase será como o da imagem!
Um abraço a todos!

Um comentário:

Vânia Costa disse...

Estou gostando muito de seu blog! Tenho visto muitas dicas boas aqui. Parabéns pelo trabalho.