quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Pino e núcleo anatômico!
Durante muito tempo a resistência foi o principal motivo na escolha dos materiais restauradores! Assim pinos e núcleos metálicos são preferidos pelos profissionais por causa das suas propriedades mecânicas. Isso é verdade os pinos metálicos são resistentes. São tão resistentes que quando solicitações extremas ocorrem nesses dentes quase sempre levam a fratura do dente. Pinos de fibra de vidro se comportam de forma semelhante a estrutura dentária interagindo de forma adesiva com a raiz e formando uma unidade!
Nesse caso clínico vou apresentar paciente com problema estético nos quatro incisivos centrais, sendo dois restaurados com pinos e núcleos metálicos e os outros dois com facetas em resinas diretas. A idéia do paciente era fazer implante nos dentes!
Após o exame clínico e radiográfico para surpresa do paciente não precisava fazer implante!
Pinos e núcleos anatômicos de fibra de vidro associados a coroas em e-max!
A técnica de confecção de um pino anatômica é bastante simples e rápida. Após o preparo do pino selecionado através da aplicação de silano e adesivo, iremos construir o pino anatômico!
O primeiro passo é o isolamento interno da raíz com lubrificante a base de água. Após o isolamento iremos pegar uma resina composta, de preferência translúcida e com carga pois essa será inserida na parte interna do canal com objetivo de reembasar o pino! Um dica é que você pode amassar a resina selecionada com o dedo indicador e polegar da sua mão deixando assim a resina espalhada. Na sequência o pino selecionado será envolvido pela resina e logo em seguida inserido na raiz e fotopolimerizado! Remove-se o conjunto e realiza a polimerização extra fora da raiz. Checar a adaptação do pino anatômico é regra básica! A cimentação ocorrerá naturalmento com preparo da raiz através de condicionamento ácido por 15 segundo seguido de lavagem e secagem com cone de papel absorvente e aplicação do adesivo dual ( excite DSC). Espatulação do cimento e inserção do conjunto pino anatômico cimento resinoso dual! O passo seguinte é o preenchimento para confecção dos núcleos em resina e confecção dos preparos dentários! Observe que o fio de afastamento estão sempre inseridos nos sulcos gengivais facilitando assim as estapas de preparos dentários com objetivo de não promover lesão dos tecidos gengivais. O interessante também é que você está a um passo da moldagem, então so inserir um segundo fio e há um ganho de tempo clínico para você e o cliente! A técnica de moldagem foi a de duplo fio com a inserção do material de moldagem em único passo.Observe na sequência de fotos a qualidade do molde obtido!
A resolução clínica foi realizada com cerâmicas e-max ( dissilicato de lítio). Espero que todos tenham gostado da discussão do caso clínico e apresentação da técnica de confecção do pino e núcleo anatômico!
Espero em breve fazer um post sobre cimentação adesiva! Se alguém tiver alguma sugestão ou opinião so entrar em contato!
Um abraço!
PS.: Paciente não precisou fazer implante!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário